terça-feira, 11 de outubro de 2011

I Cincerro da Canção e da Poesia Nativa





(momento final: equipe e participantes do I Cincerro)

Lista numerada
Aconteceu neste sábado, 08 de Outubro, no Galpão Campeiro do CTG Estância Gaúcha do Planalto, em Brasília, o I Cincerro da Canção e da Poesia Nativa.

O festival, que tinha à frente Sérgio Saretto e eu, Jamile Pereira na idealização, organização e produção, tinha por objetivos desmistificar fronteiras geográficas, fazer uma partilha de experiências entre músicos, intérpretes, compositores, poetas, amigos...enfim, incentivar gente "da terra" à produzir por aqui. E foi um grande sucesso!

No palco, 08 poesias e 14 músicas concorrentes. Todas inéditas. Na mesa de jurados, Marcus Dias, Alex Balaka e Dorval Dias tiveram a difícil missão de escolher os premiados, pois todos os trabalhos apresentados foram de indiscutível qualidade. A apresentação ficou por conta de Heriberto Charão, figura muito querida por todos por aqui, e minha.


(Dorval Dias, Alex Balaka e Marcus Dias)


Outro grande momento da programação foi a homenagem à Darwin Carvalho. A cada edição, o Festival Cincerro irá homenagear uma pessoa que tenha dado a sua contribuição para o enriquecimento da cultura gaúcha no Planalto Central. Como primeiro, Darwin está em Brasília desde 1957, e foi o responsável pelos primeiros grupos de danças gaúchas formados aqui. Darwin recebeu o Troféu Tropeiro, como símbolo desta homenagem.




(Heriberto Charão, Darwin Machado, Giovanni Moscarelli e Jamile Pereira)

A noite contou ainda com o show de Dorval Dias na abertura, e Gustavo Netto no encerramento, que, com convidados "da casa": Gerson Resende, Flávio Nader, Maicon Alves e Luis Henrique Pasetto, além do gaiteiro Márcio Santos, que o acompanhou, empolgou o público, que cantou junto e formou a bailanta!



(Show de Encerramento com Gustavo Netto. No Palco, da esquerda para a direita: Dorval Dias, Márcio Santos, Gerson Resende e Gustavo Netto)



As grandes vencedoras desta primeira edição foram:


POESIA:


1º lugar Troféu Ponteiro : “As Mágoas do João Ferrador”, de Rafael Fritsch Walendorff
2º lugar Troféu Fiador: “Mistérios”, de José Claudio Klein de Moura
3º lugar Troféu Culatra: “Quando a Alma do Tropeiro Vem Matear Comigo”, de Rafael Fritsch Walendorff

MÚSICA:


1º lugar Troféu Cincerro: “Gaúcho Extraviado”, letra de Antonio Francisco de Paula, música e interpretação de Gustavo Netto.
2º lugar Troféu Arreador: “Quando Chegar a Minha Hora”, letra de Ricardo Haas, música de Gustavo Netto e interpretação de Flávio Nader.
3º lugar Troféu Espora: “Pátrias”, letra de Wilson Vargas, música e interpretação de Gustavo Netto.

Destaque Declamador Troféu Adenir Paz da Silva: Rogério Rappa, com a poesia “As Pilchas Deste Peão”, do próprio.
Destaque Amadrinhador Troféu Viguela: Gustavo Netto
Destaque Instrumentista Troféu Cirilo Ramos: Márcio Santos, na gaita botoneira
Destaque Intérprete Troféu Canário: Monicah Ramos
Destaque Letra Troféu Payador: “Baia Cabos Negros”, letra de Jackson Demeneghi, música de Gustavo Netto, interpretação de Maicon de Oliveira Alves
Destaque Música Mais Popular Troféu Pacholismo: “Gaúcho Extraviado”, letra de Antonio Francisco de Paula, música e interpretação de Gustavo Netto.




O CTG Estância Gaúcho do Planalto ainda recebeu o “Troféu Pouso de Tropa”, por ter sido a entidade anfitriã desta primeira edição.



(Sérgio Saretto e Maria Cleusa Guerra)


"É realmente maravilhoso quando conseguimos fugir dos apelos comerciais e reunir pessoas interessadas na cultura, e não falo só dos artistas, mas também do público e dos colaboradores que viabilizaram este projeto, que já estava sendo pensado há alguns anos, e só agora conseguimos iniciá-lo. E espero que esta semente encontre solo fértil para prosperar, entendo que por hora a missão foi cumprida", disse Sérgio Saretto, Presidente da Comissão Organizadora, sobre o I Cincerro.


A festa terminou com uma bonita confraternização, todos os cincerros dos premiados badalando juntos, e o Hino do Rio Grande entoado por todas as vozes dos presentes no local. Ah, e claro! Com o sentimento de: “Queremos o II Cincerro”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário