quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Prêmio Vítor Matheus Teixeira

No próximo dia 09 de dezembro acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Vítor Matheus Teixeira da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, dentre as premiadas está a cantora Juliana Spanevello.

Clarissa Moura
bahstidores@yahoo.com.br

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul instituiu, o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de artistas e veículos de comunicação que enaltecem a música gaúcha.

As indicações de artistas para concorrerem são feitas pelos parlamentares, sempre até o dia 04 de setembro de cada ano.

A comissão julgadora é formada por representantes do Sindicato dos Compositores Musicais do RS - SICOM/RS; da Associação Gaúcha dos Músicos Profissionais de Porto Alegre; da Associação Gaúcha de Artistas Regionais; do MTG; da Fundação Vitor Mateus Teixeira e do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da ALRS.

No dia 13 de outubro ocorreu a reunião da comissão julgadora do Prêmio para escolha dos agraciados indicados pelos parlamentares. Foram convidados: Adair Batista Antunes e Luiza Helena de Lima Rode pelo Sindicato dos Músicos Profissionais do RS – SINDIMUS/RS; Luciana Borges Bencke Munitor pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG; Izabel L’Aryan e Airton Pimentel pelo Sindicato dos Compositores Musicais do Estado do Rio Grande do Sul – SICOM/RS; Marco araújo e Ivonir Ávila Barbosa pelo Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore - IGTF; Décio Magalhães Duarte e Flávio Dalbosco de Oliveira, representantes do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais, Divisão de Prêmios da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Juliana Spanevello recebe o prêmio de Melhor Cantora

Foto Vinícius Costa
Em março deste ano (2011), iniciou a turnê de lançamento do disco de Juliana Spanevello, Pampa e Flor, que passou por Caxias do Sul, Porto Alegre e Santa Maria e pretende visitar outras cidades do sul do Brasil. Juliana Spanevello, natural da cidade de Faxinal do Soturno, localizada no interior do Estado, recentemente recebeu indicação como Melhor Cantora de Música Regional no 22º Prêmio da Música Brasileira, e duas indicações ao 20º Prêmio Açorianos de Música, como Cantora e com Disco na categoria Regional, com esse novo projeto. E no próximo dia 09 de dezembro receberá o Prêmio Vítor Matheus Teixeira, como Melhor Cantora, no Auditório Dante Barone na Assembléia Legislativa do Estado. O evento será aberto ao público e tem início às 19h. A cerimônia será também transmitida pela TV Assesmbleia em dias e horários a serem divulgados.

É a primeira vez que Juliana Spanevello recebe este prêmio. Em outra oportunidade, há alguns anos atrás a cantora interpretou composições do Teixeirinha na solenidade do Prêmio, e segundo ela foi um momento muito especial o qual ela guarda com muito carinho. Juliana disse ainda que aprendeu com o pai, desde muito cedo, a conhecer e admirar o trabalho de Teixeirinha.

BAHstidores: Para você, o que significa este prêmio?
Juliana: É difícil explicar... é sempre muito gratificante sermos reconhecidos e valorizados pelo trabalho que realizamos com tanto amor e carinho. Minha caminhada musical, desde esta retomada, foi bastante intensa... foram tempos de investimento de muito trabalho e dedicação, desde a concepção do projeto Pampa e Flor até as andanças da nossa música pelos palcos afora, e me sinto realizada e muito feliz por ter esse reconhecimento que nos indica estarmos no rumo certo! Sem falar que este prêmio, carrega o nome de um dos grandes ícones gaúchos que foi o Teixeirinha, o que torna o prêmio ainda mais valioso!!!

Foto Vinícius Costa
BAHstidores: Você julga ter sido indicada em função do sucesso do Pampa e Flor?
Juliana: Na verdade acho que o Pampa e Flor se mostrou um trabalho bastante significativo não só pra mim, mas para a música gaúcha de uma forma geral. Foi um trabalho que teve bastante visibilidade desde o seu lançamento tanto no meio musical, como junto ao público e à crítica... recebemos por este disco duas indicações ao Prêmio Açorianos, uma indicação ao Prêmio da Música Brasileira... e tudo isso, na minha opinião contribui para que fôssemos lembrados mais uma vez, o que pra mim foi motivo de muita alegria e orgulho.

Foto Vinícius Costa
BAHstidores: Como artista, você acha importante estes prêmios? Por quê?
Juliana: Esses Prêmios na minha opinião são muito importantes para a valorização da arte produzida no nosso Estado. São também um estímulo para que se busque produções cada vez mais qualificadas, e para que nossa arte seja cada vez mais reconhecida pela sua qualidade.

Confira os vencedores do Prêmio Vítor Matheus Teixeira de 2011:

Foto Vinícius Costa
I - Cantor: Pedro Neves
II – Cantora: Juliana Spanevello;
III – Declamador: Omair Trindade;
IV – Declamadora: Andréa Eloi;
V – Trovador: Gonçalves Chaves Calixto (Cabeleira);
VI – Trovadora: Maria Tereza Carvalho (Tetê Carvalho);
VII – Compositor(a): Mário Michelon;
VIII – Instrumentista: Doly Carlos da Costa;
IX – Arranjador(a): Paulo Bracht;
X – Pajador(a):Adão Bernardes;
XI - Produtor(a) Musical: Vinícius Lummertz;
XII - Capa de Disco: Canto e Encanto Nativo - volume 15 (designer: Petter Campagna da Produtora ACIT Comercial e Fonográfica Ltda);
XIII - Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho(a): Programa Lagoa das Tradições do comunicador Argemiro Trindade Vieira, da Rádio Esmeralda de Vacaria;
XIV - Grupo de Show: Quartchêto, de Porto Alegre;
XV - Grupo de Baile: Eco do Minuano & Bonitinho, de Canoas;
XVI - Grupo de Dança Gaúcha: União Gaúcha João Simões Lopes Neto, de Pelotas;
XVII - Bandinha Típica Alemã: Happy Brass, de Salvador do Sul;
XVIII - Conjunto ou Intérprete de Música Teuto-rio-grandense: Mauro Roberto Harff;
XIX - Conjunto ou Intérprete de Música Ítalo-rio-grandense: Grupo de Filó Felice Personne, de Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário