quarta-feira, 11 de abril de 2012

Conheça o Sureño3

Luciano Fagundes, Roberto Borges e Ricardo Comasseto
 
Clarissa Moura

O Sureño 3 é formado por Roberto Borges, Ricardo Comasseto e Luciano Fagundes. Na noite de segunda-feira o grupo apresentou-se no Sete ao Entardecer em Pelotas, esta foi a quinta apresentação do Sureño 3.

Roberto Borges é natural de Santa Vitória do Palmar, guitarrero, compositor e cantor traz das fronteiras do sul a liberdade. Ricardo Comasseto, natural de São Luiz Gonzaga carrega em seu instrumento, a gaita de três hileras, o idioma e a carga cultural da escola dos acordeonistas de sua terra, um dos sete povos missioneiros. Luciano Fagundes, natural de Candiota é multi instrumentista, aparece no grupo tocando contrabaixo.

Segundo Roberto Borges, o grupo surgiu após a ida de Luciano e Comasseto para Pelotas com a finalidade de trabalharem e produzirem, já que no cenário dos festivais os três estão sempre juntos nos palcos. É um grupo pequeno, para facilitar as apresentações em locais menores, assim como apresentações particulares, sem gerar um grande custo para os contratantes e também para terem agilidade para viajar sem necessitar de hospedagem. 

Borges comenta ainda que o grupo pretende, em breve, gravar um disco. O CD será a parte dos trabalhos que fazem com os cantores Lisandro Amaral, Joca Martins e Luiz Marenco, sendo esta uma outra opção de trabalho. 

De acordo com Sérgio Carvalho Pereira, o grupo é caracterizado pelo repertório que representa um verdadeiro recorrido pelo cenário da arte poética e musical do sul. Interpretam obras dos maiores compositores da música desta geografia, históricos ou contemporâneos, e agregam a estas, temas de sua própria criação mostrando assim um conhecimento e um movimento absolutamente livre dentro deste universo. O recital destes três músicos sureños compõe uma viagem artística reveladora dentro do gênero e traz ao palco sonoridades e falas de um mundo onde todos nos reconhecemos, o sul.

Este é o Sureño 3, com eles uma viagem , uma história, um mito, com eles o Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário