quarta-feira, 17 de abril de 2013

Histórias dos Festivais - Grupo Parceria 1

Por Rico Bertoletti

Estive em dezembro passado em Uruguaiana realizando a Direção de Palco do 2º URUCANTO que veio para ficar, grandes musicas, intérpretes de primeira qualidade e uma grande premiação, tudo sob o comando da incansável NELI ROSSINI.

Estando na terra deles e sabendo que eles tem história, não pude me furtar de colher alguns relatos.

O Grupo Parceria nasceu em 1983 na Ronda do Alegrete, a frente os irmãos João e Adão Quintana, do Cleber Soares, Jaime Ribeiro, Gabriel Oldani, Necir Dornelles, Maurício, Vani...

O pessoal do Parceria me contou algumas histórias dos seus integrantes...


O Necir Dornelles um baita acordeonista era totalmente desligado, durante uma edição da Gauderiada, o Heleno Gimenez ia acompanhar a Fátima Gimenez em uma música, o grupo no palco e o Heleno procura a sua palheta e nada, desce do palco correndo para ver se alguém emprestava uma para ele e o Necir chama o Heleno e diz:

- Heleno o que tu ta querendo?

O Heleno: - Uma palheta, o pessoal tá no palco e eu faço um solo e preciso da palheta.

O Necir com a calma que Deus lhe deu, pega sua carteira abre ela, mostra a foto de um filho, bonito ele em Heleno, e continua a remexer na carteira, e o tempo passando..., o Heleno suando, olhava pro palco, via os outros músicos olhando pra ele como que dizendo vem assim mesmo, e o Necir continuava mexendo na carteira e o Heleno esperando uma solução, até que passados uns cinco minutos, o Necir fecha a carteira e diz:

- Pois é Heleno, eu sou acordeonista e não uso palheta pra tocar a minha gaita, se fosse violonista talvez até tivesse uma.

O Heleno puto da cara, volta pro palco e tocou o violão sem palheta mesmo.

Essa é do Gabriel Oldani também acordeonista, que o pessoal chama de “Bacudo”, o Parceria estava realizando um show na Vigília, e na terceira música do espetáculo, que iniciava com a introdução da gaita, da um "branco" no Oldani, o João vendo a situação chega perto dele e fala: - Vamo embora Bacudo.

O Gabriel totalmente desligado, solta a gaita, coloca ela no chão, olha pro Cleber Soares e:- Pois é Clébinho, ganhamo este dinheiro ligeirinho.

O Cleber:- Bacudo, vamo embora com outra musica animal...o show só está iniciando...

O Bacudo também esteve na mira de uma espingarda de um caçador lá da serra gaúcha, mas isso é outra história

O Jaime Ribeiro que possui uma voz muito bonita, de vez em quando cantava alguma musica que o grupo ia defender, em um determinado festival que o João não se lembrava qual era, diz que a musica que o Jaime ia cantar era letra e musica dele Jaime Ribeiro. O apresentador anuncia: - Para interpretar a musica.....Jaime Ribeiro e o Grupo Parceria o Adão e o Oldani fazem  os acordes da introdução da musica e dão a deixa para o Jaime iniciar cantando e o “branco” bate no Jaime, ele se aproxima do Adão  e diz:

- Como é que é a letra?

O Adão: - Eu nem sei das minhas, muito menos das tuas, as minhas musicas quem sabe a letra é o João.

O publico esperando o Jaime cantar...

O Jaime ao natural: - João Quintana onde anda você, por favor me ajuda,cade a letra???

O pessoal no palco começa a rir, o Adão e o Gabriel Oldani começam a música outra vez...

E o Jaime sem perder a calma diz: Gaiteiro meu amigo da outra volta, é nesse tranco que nós vamos até o amanhecer,

E nada da letra vir a mente...

E o Jaime sem perder a esportiva:

- Bom pessoal, jurados, imprensa e  o público aqui presente, este ano nós viemos só com a musica, ano que vem botamos a letra e vamos cantar pra voces...

Um abraço do amigo
Rico Bertoletti
Diretor de Palco


Nenhum comentário:

Postar um comentário