segunda-feira, 9 de setembro de 2013

UNISC+Gaúcha

Apresentações Artísticas; Mateada; Exposições; Palestras; Shows e Sorteios de Brindes

Na semana de 16 a 19 de setembro será realizada na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) a 1ª Semana Farroupilha. Serão diversas atividades culturais e artísticas, a maior parte delas concentradas no Centro de Convivências. O projeto “Festejos Farroupilha UNISC+GAÚCHA” está sendo desenvolvido por alunos do curso de Comunicação Social para a disciplina de Comunicação e Desenvolvimento Regional, ministrada pela professora Grazielle Brandt.

O objetivo principal é promover o desenvolvimento da cultura gaúcha dentro da universidade, através da integração da comunidade acadêmica com a cultura gaúcha.

A Semana Farroupilha, teve início em 1947, quando jovens estudantes, oriundos do meio rural, de todas as classes sociais, liderados por Paixão Côrtes, criam um Departamento de Tradições Gaúchas no Colégio Júlio de Castilhos, com a finalidade de preservar as tradições gaúchas, mas também de desenvolver e proporcionar uma revitalização da cultura rio-grandense, interligando-se e valorizando no contexto da cultura brasileira. Servia ainda, como contrapartida ao americanismo exacerbado existente na época, onde os usos e costumes do povo gaúcho estavam sendo extintos. Dentro deste espírito é que surgiu a Ronda Crioula. Partindo desse mesmo pressuposto é que o projeto foi elaborado e está sendo executado.

Mais informações sobre o projeto estão sendo divulgadas através de uma página no Facebook (https://www.facebook.com/uniscgaucha).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:


SEGUNDA-FEIRA – 16 DE SETEMBRO


- Abertura da Exposição de “Livros e Periódicos” - Local: Biblioteca Central da Unisc – Horário: 13h30min

- Abertura Oficial com apresentação de Chula, Dança de Salão e da Invernada Juvenil do CTG Tropeiros da Amizade de Santa Cruz do Sul. Local: Centro de Convivências - Horário: 20h30m

TERÇA-FEIRA – 17 DE SETEMBRO

- Abertura da Exposição de Fotos – “O Pampa em Luz e Poesia” - Local: Centro de Convivências - Horário: 18h
Fotos de Edu Rickes e Poesias de Lisandro Amaral.

- Exibição do Documentário “Cancheiro” - Local: Centro de Convivências - Horário: 18h30min
Produzido pelos acadêmicos do curso de Produção e Mídia Audiovisual: Daniel Rocha, Francisca Macedo, Andressa Marmitt e Luciana Bastos.

- Palestras “Semana Farroupilha no imaginário Social” – Origem e tema dos Festejos de 2013
Palestrantes: Lucas Oliveira 1º Peão da 5ª RT e Mari Ana Diniz 1ª Prenda da 5ª RT e acadêmica do curso de História da UNISC.
Local: Sala 5311 – bloco 53 – Horária das 19h às 20h

- Apresentação da Invernada Mirim CTG Erva Mate de Venâncio Aires - Local: Centro de Convivências – Horário das 20h30 às 21h

QUARTA-FEIRA – 18 DE SETEMBRO


- Espaço Aberto – Apresentação de músicas do Cancioneiro Gaúcho - Local: Centro de Convivências - Horário: das 12h às 13h

- Tertúlia Livre - Local: Centro de Convivências - Horário: das 18h às 19h

- Palestra sobre Revolução Farroupilha - “Os liberais Farroupilhas e a questão da escravidão na República Rio Grandense”. Profº Dr. Olgario Paulo Vogt – Pesquisador e Chefe do Departamento de História da UNISC - Local: Sala 814 – Bloco 8 - Horário: 19h às 20h 

- Apresentação das Invernadas do CTG Lanceiros de Santa Cruz  - Local: Centro de Convivências - Horário: 20h30

QUINTA-FEIRA – 19 DE SETEMBRO


- Apresentações Artísticas Músicas Nativistas e Chula
Gabriel Dorneles, Douglas Dias, Bruno Bittencourt e Jerônimo Rodrigues
Local: Centro de Convivências – Horário das 17h30min às 19h. 

- Apresentação das Invernadas Juvenil e Adulta do CTG Rodeio da Saudade de Rio Pardo
Local: Centro de Convivências das Unisc - Horário: das 20h30min

Traga sua cuia que a erva mate e a água quente é por conta da ERVATEIRA SABADIM, presença confirmada nos Festejos Farroupilhas da UNISC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário