quarta-feira, 28 de maio de 2014

Grupo Alma Musiqueira gravará mais um CD



Foto: Luiz Ávila
Por Matias Moura 
bahstidores.com

O Grupo Alma Musiqueira  formado pelos músicos Edilberto Bérgamo , Luis Clóvis Girardi ,Egbert Parada, João Marcos "Negrinho" Martins e Gustavo Teixeira , anunciou pelo facebook  , que retornará com o projeto musical para a gravação de mais um disco e também fará algumas apresentações .
A novidade é que o cantor e compositor Gabrielense André Teixeira fará parte dessa nova fase do grupo .

Para os admiradores da nossa boa música nativista é uma ótima notícia, já que o grupo é formando por grandes músicos, premiados em diversos festivais ,com suas carreiras consolidadas na música regional gaúcha e já registraram em dois discos a sua trajetória musical .
Foto: Luiz Ávila

O Primeiro  CD Coplas de Terra Morena traz composições próprias como De Pampa e Fronteira , Temprano , Entrerriano, temas instrumentais de Edilberto Bérgamo , Milonga do Avô ,autoria '' Negrinho" Martins além de clássicos como Baile do Sapucay de Cenair Maicá , Hernamo Rio-grandense autoria de Raulito Barboza .

O CD ainda traz composições de Gujo Teixeira , Xirú Antunes, Evair Gomez , Angelo Franco, José Carlos Batista de Deus e Martim César.



Pampeana Fé poema de Xirú Antunes  é o titulo do segundo trabalho do Grupo Alma Musiqueira que assim como no primeiro resgata obras como Ultimas Carretas de autoria de Elton Saldanha , Tristeza Chamamecera , de Luiz Carlos Borges e reafirma a identidade musical deste projeto que busca através de arranjos e melodias registrar a nossa sonoridade gaúcha rio-grandense e pampeana .





Conheça os músicos que fazem parte do Grupo Alma Musiqueira .



Edilberto Bérgamo é natural de São Gabriel. Com sete anos de idade ganhou seu primeiro acordeom, uma gaita de oito baixos, instrumento com a qual começou seus estudos.
Músico, arranjador e compositor iniciou sua carreira artística profissionalmente aos quatorze anos com o grupo musical Minuano, do estado do Paraná.

De volta ao Rio Grande do Sul, começou a participar de

festivais nativistas onde, atualmente, é nome consagrado, tendo conquistado várias premiações como instrumentista, arranjador, compositor e intérprete, em festivais como Musicanto, Estância da Canção Gaúcha, Um Canto para Martin Fierro, Reponte da Canção Gaúcha, Canto dos Cardeais, Ponche Verde, Reculuta de Guaíba, Canto Sem Fronteira, Grito do Nativismo, Coxilha Nativista, Aldeia da Música do Mercosul, Galponeira de Bagé, Canto Alegretense da Canção Gaúcha, entre outros.

Como arranjador, destaca seu trabalho nos discos Enchendo os Olhos de Campo, de Gujo Teixeira e Luiz Marenco; Luiz Marenco ao Vivo; Coplas de Andarengo, de César Oliveira; Coplas Terra Morena e Pampiana de Fé, do Grupo Alma Musiqueira; De Bota e Bombacha, de Mauro Moraes, Luiz Marenco e José Cláudio Machado; e De Rédeas na Mão, de Jari Terres.

Em 1999, junto com João Marcos “Negrinho” Martins, Egbert Parada, Luiz Clóvis Girard e Gustavo Teixeira fundou o grupo Alma Musiqueira, gravando os CDS Coplas Terra Morena e Pampiana de Fé.

Em 2003, convidado por Luiz Carlos Borges participa do Festival De Las Nueve Lunas de Consquín, em Córdoba, Argentina, integrando o grupo Viajantes da Pampa.

Em dezembro de 2007, a convite do compositor e instrumentista argentino Yayo Cáceres, gravou uma participação no documentário sobre chamamé El Rio Sueña.

Lançou como instrumentista os seguintes trabalhos: Alma Guarany (2004), Fronteiro (2005) e Chamamérica (2008). Como intérprete, em 2008, lançou o CD Recuerdo, com letras de Guilherme Collares e composições de sua autoria. Atualmente acompanha a dupla César Oliveira e Rogério Melo.


João Marcos “Negrinho” Martins


Um dos mais importantes arranjadores e produtores musicais do Rio Grande do Sul,tendo produzido e arranjado discos de artistas como:Luis Marenco, Joca Martins, Alma Musiqueira, entre outros.
Começou a participar do movimento nativista gaúcho em 1985. Em 1991, viajou para Portugal e Espanha, para estudar, tendo atuado com diferentes grupos desses países. Em 1997, esteve em Cuba, onde estudou baixo cubano e música popular cubana. Foi considerado o melhor instrumentista da XXIX Califórnia da Canção Nativa. Em 2001, tocou contrabaixo em shows de Luiz Marrenco em Santa Cruz do Sul e Passo Fundo, que resultaram em CD duplo, lançado pela gravadora USA Discos. Em 2004, tocou baixo acústico, baixo elétrico, violão solo e violão base no CD "Clássicos da terra gaúcha" gravado por Joca Martins pela USA Discos.

Luis Clóvis Girardi


Iniciou seu trabalho ao lado de Luiz Marenco no ano de 1993.
Participou de vários festivais e apresentações no Rio Grande do Sul e também fora do estado e em outros países, destacando o Festival de Cosquin o maior Festival de folclore da América Latina realizado em Côrdoba na Argentina. Também integrante do Grupo Alma Musiqueira.







Egbert Parada

É, antes de tudo, um apaixonado pela música. Autodidata, começou a tocar em 1987 e em 1989, por conta de sua dedicação diária, já tocava profissionalmente. Nos anos de 95 e 96 freqüentou o conservatório de música de Pelotas. Violonista requisitado participou e recebeu diversos prêmios como melhor instrumentista em festivais acompanhado de grandes nomes da música gaúcha tais como João de Almeida Neto, Luis Carlos Borges e Luiz Marenco.
Dono de grande talento e sensibilidade tem assinado seu nome em inúmeros discos de compositores e intérpretes de Pelotas e região, também como arranjador e diretor musical. Atualmente acompanha o músico Luiz Marenco.

André Teixeira

Músico natural de São Gabriel. Instrumentista, arranjador, compositor e cantor nativista.

Iniciou seus estudos de violão e canto aos 11 anos de idade. Aos 13, começou a participar de festivais amadores (de “piá”). Posteriormente, foi desenvolvendo sua musicalidade, adquirindo uma identidade própria através de suas composições autorais.

Destacou-se nos Festivais Nativistas, obtendo diversas premiações e sendo vencedor de alguns dos mais tradicionais como o Reponte da Canção de São Lourenço do Sul, Sapecada da Canção Nativa de Lages, Ponche Verde da Canção Gaúcha de Dom Pedrito, Vigília do Canto Gaúcho de Cachoeira do Sul, Tafona da Canção Nativa de Osório, entre outros.

Em espetáculos acompanhou artistas como Luiz Marenco, Jari Terres, Luciano Maia e Leonel Gomez. Possui músicas de sua autoria em parceria gravadas por César Oliveira & Rogério Melo, Fabiano Bacchieri, Quarteto Coração de Potro, Juliana Spanevello, Garotos de Ouro, Tchê Barbaridade, entre outros.

Em 2007 acompanhou o acordeonista Edilberto Bérgamo na província de Corrientes, na Argentina, onde gravaram participação no filme “El Río Suena”, documentário que retrata a trajetória do chamamé no mundo.

Em 2011 esteve ao lado do Grupo de Arte Nativa “Os Chimangos” em turnê pela Europa, difundindo o folclore Rio-Grandense e Latino-Americano na Hungria, Eslováquia, Romênia e França.

Atualmente, integra o grupo de César Oliveira & Rogério Melo e está preparando seu primeiro CD solo, intitulado “Coração de Campo”.

Fonte Texto : Facebook Grupo Alma Musiqueira https://www.facebook.com/g.almamusiqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário