sexta-feira, 9 de maio de 2014

Um CD " Com Timbre de Pampa"


Por Matias Moura
bahstidores.com

Conheça o primeiro trabalho instrumental do músico de Santana do Livramento Fabrício Pedroso e seu projeto cultural de iniciação musical  .

CD Com Timbre de Pampa

O projeto de montar este primeiro CD começou no ano de 2012, através de uma pequena conversa com o músico Edgar Sleifer. Quando falávamos sobre gravações, comentei que tinha algumas composições de músicas instrumentais de minha autoria, e que gostaria de gravá-las para festivais de música, ele me orientou que eu colocasse em prática a primeira gravação para que as outras viessem ao natural. Seguindo o seu conselho, realizei a primeira gravação e com o resultado percebi a oportunidade de gravar um Cd de música Instrumental, então convidei o Amigo Edgar Sleifer para realizar a produção deste trabalho.


                 No início do mês de fevereiro de 2013, realizamos no Rancho Raio de Luz, de propriedade do Sr. Gaspar Silva, onde apresentei as composições aos amigos Daniel Cavalheiro, Fabricio Ocaña e Edgar Sleifer e eles se encarregaram de arranjá-las. Com idéias amadurecidas, começamos as gravações na cidade de Santa Maria com a direção do Produtor Musical Edgar Sleifer.

             A equipe ficou composta da seguinte forma, na Direção de arte Oswaldo Bellé Jr., fotos realizadas por Leandro Abreu e Fabricio Ocaña. Os Músicos que participaram das gravações foram, no Violão: Daniel Cavalheiro; no Contrabaixo: Felipe Alvares e Rafael Braz(faixa 05); no Violino: Iva Giracca; na Bateria e Percussão: Rafael Bisogno; na Percursão: Fabricio Ocaña; no Violão e Guitarrra:Fabiano Ribeiro(faixa 03); na Flauta Transversal: Edgar Sleifer; no Bandolin: Gabriel Opitz e Violon Cello: Jonathan Santos(faixa 10) e assim o trabalho foi desenvolvido e o objetivo foi alcançado.

                 No total são 10 composições, todas de minha autoria, mixadas e masterizadas por Felipe Alvares, e mais 01 faixa bônus que é uma versão da faixa 04 do Cd, intitulada Estrada das tropas, áudio capitado dentro do galpão durante a pré-produção no Rancho Raio de Luz.

                 FICHA TÉCNICA

Produtor Cultural: CTG Presilha do Pago

Produção: Edgar Sleifer Produção Executiva // Fabricio Pedroso e Edgar Sleifer.

Mixagem e masterização: Felipe Alvares

Direção de arte // Oswaldo Bellé Jr. Fotos // Leandro Abreu e Fabricio ocaña Tratamento de imagens // Leandro Abreu

Arranjos // Daniel Cavalheiro, Edgar Sleifer, Fabricio Ocaña, com participação de Fabiano Ribeiro na música Com timbre de Pampa.

Faixa Bônus gravada no Rancho Raio de Luz durante a Pré-produção realizada nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2013.

Composições de Fabricio Pedroso

Gaita de botão em todas as faixas Fabricio Pedroso

Agradecimentos:

Edgar Sleifer, Rui Rodrigues, Andrea Cavalheiro , Fabricio Ocaña, Daniel Cavalheiro, Felipe Alvares, Josi Pedroso, Fabiano Ribeiro e Oswaldo Bellé.

Projeto de Iniciação Musical 


O Cd de Música Instrumental “ Com Timbre de Pampa” Patrocinado pela Lei de Incentivo a Cultura (PRÓ-CULTURA RS), destinará o recurso arrecadado com a venda dos Cd’s para a compra de instrumentos musicais que serão utilizados no Projeto de Iniciação Musical Santanense, no qual serão ministradas aulas semanais de música para crianças da população Carente da Cidade de Santana do Livramento-RS. Os professores serão músicos voluntários, entre eles Fabricio Pedroso, Joel Chuma e Thiago Freitas.

     Ciente de que os benefícios resultantes da iniciação e educação musical vão muito além de seu valor intrínseco, o projeto busca ainda orientar o público em geral sobre a importância de tal educação e os reflexos altamente positivos dela decorrentes, sob os pontos de vista pessoal e profissional das crianças e adolescentes assistidos. Através da música as crianças terão em suas vidas um incremento na sua autoestima e a descoberta e desenvolvimento de aptidões e habilidades pessoais diretamente ou indiretamente ligadas à atividade musical, favorecendo assim a igualdade de oportunidade entre as pessoas.

     A musicalização também é um fator de interação da criança umas com as outras e com o seu meio social, um mecanismo pelo qual o indivíduo constrói o conhecimento, ou seja, é através das relações que a criança estabelece com o mundo e com o meio que sua identidade e seus valores são construídos. As crianças que o Projeto irá ajudar vão ter todas essas oportunidades, tendo uma melhor perspectiva de vida. As atividades de musicalização também desenvolvem capacidades favoráveis à sua aprendizagem como concentração, memória, dicção, coordenação motora, equilíbrio, ritmo, lateralidade, expressividade, percepção sonora, cooperação e socialização, entre outros aspectos importantes para o processo de aquisição da leitura e da escrita e para o desenvolvimento psíquico e motor da criança. Além disso, promovem o aprendizado de seu esquema corporal e auxiliam no desenvolvimento e aperfeiçoamento de aspectos importantes na construção da identidade infantil, sendo um meio de integrar, socializar, divertir e ensinar.

     Os instrumentos adquiridos serão os seguintes: Violino, Viola D’Arco, Violoncelo, Contrabaixo e Percussão.

Para adiquirir este CD acesse aqui o site do músico Fabrício Pedroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário