sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Theatro Treze de Maio será palco do lançamento da XXII Tertúlia Musical Nativista, em Setembro.

Foto: Divulgação - Dos Afastados do Mundo composição vencedora em 2013

Santa Maria se prepara para receber mais uma edição de um dos maiores festivais nativistas do Estado do Rio Grande do Sul. No dia 2 de setembro, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Cultura, fará o lançamento da XXII Tertúlia Musical Nativista. O evento, que acontecerá no Theatro Treze de Maio, às 20h, terá show do Grupo Raízes, com participação especial dos músicos Renato Mirailh, Gisele e Maninho e Tuny Brum.

A entrada para os shows é gratuita, no entanto, o público deve retirar os ingressos com antecedência, a partir desta sexta-feira (22), na bilheteria do Treze de Maio. Durante a solenidade de lançamento da XXII Tertúlia também serão apresentados o CD e o DVD da edição de 2013. Todos que participarem do evento serão presenteados com uma cópia com as músicas da 21ª edição do festival.

A Tertúlia Musical Nativista 2014 acontecerá nos dia 28, 29 e 30 de novembro na Gare da Viação Férrea. A data de abertura das inscrições será divulgada logo após o lançamento do festival. A secretária de Município da Cultura, Marília Chartune Teixeira, adianta que nesse ano, junto com a XXII Tertúlia, também será realizada a 1ª Tertulinha, voltada a crianças de 5 a 12 anos. Outra novidade será a 1ª Tertúlia de Poesia Gaúcha, que acontecerá no início de novembro. “Com estes eventos buscamos renovar a cultura e a tradição gaúcha em Santa Maria”, argumenta a secretária.

A Tertúlia Musical Nativista teve suas primeiras edições na década de 80 até o final da década de 90. A atual administração fez o resgate histórico do festival, que projetou artistas (músicos, poetas, intérpretes e compositores) para todo o país. A partir da 18ª edição, em 2010, o festival passou a acontecer em um espaço nobre da cidade, a Gare da Viação Férrea. Apenas a edição de 2012 foi realizada no Centro Desportivo Municipal.

Texto: Jorn. Vera Jacques (MTb 5.970)

Nenhum comentário:

Postar um comentário