terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Novas regras do site Bahstidores a partir de 2015


Manifesto pela valorização da arte 
Por Matias Moura
Diretor do Bahstidores

Venho através deste texto esclarecer algumas coisas acerca do meu TRABALHO a frente do site Bahstidores , sim TRABALHO,  sempre quis e sempre tratei com muita seriedade este TRABALHO que infelizmente ao meu ver não é tratado como tal .

Para entendermos como este trabalho funciona , vamos retroceder um pouco no tempo quando nós criamos este site , sim digo nós , porque juntamente da minha irmã Clarissa Moura fui um dos criadores do Bahstidores há mais de 3 anos .

Recordo-me de quanto TRABALHO a Caca teve estruturando este site , de noites perdidas e conciliadas com sua faculdade e atividade profissional , enquanto muitos de nós estávamos em nossas atividades normais , a Caca estava (entrincheirada) em seu quarto atualizando está página e muitas vezes sem receber nem um muito obrigada, e todo mundo achando lindo o TRABALHO .

A Caca ia aos festivais com o dinheiro do próprio bolso , porque em raras exceções estes eventos ofereciam algo para que o site se fizesse presente . Fotos , boletins das músicas , vídeos , textos , entrevistas tudo postado em tempo real na internet em tempo real, cobertura inédita neste seguimento .

E o que mudou hoje , nada , continua a mesma coisa, será que os músicos estariam tocando de graça nos festivais por amor a arte ? Tenho certeza que não porque segunda-feira as contas batem na porta meus amigos , e eles são TRABALHADORES e precisam receber  !

Pergunto se o som trabalharia de graça? Os seguranças? A praça de alimentação? Será que estas pessoas trabalhariam apenas por credencias? Acredito que não senhores .

Vamos voltar mais no tempo , PULPERIA E APAISANADO por que será que não seguiram com seu belo TRABALHO ? Será que é pelo fato de nós nos acostumarmos a pedir “posta ai pra mim tal coisa” , e assim como a Clarissa do Bahstidores , os TRABALHADORES destes espaços virtuais tinham suas vidas e seus afazeres, e como é natural da vida, nós fazermos as nossas escolhas , elas foram feitas e os rumos desses divulgadores da arte foram outros .
E todo o TRABALHO DE HORAS ATUALIZANDO PÁGINA DE MADRUGADA MUITAS VEZES PARA QUE NA MANHÃ SEGUINTE OS LEITORES TIVESSEM AS NOTÍCIAS ATUALIZADAS ! Por certo ficou para traz , porque nós NÃO VALORIZAMOS este tipo de TRABALHO .

Entendo a posição dos organizadores desses eventos até por que já estive fazendo parte de uma comissão e acompanhando a árdua tarefa de conseguir patrocínio para a realização do evento , mas fica uma dica TRATEM A IMPRENSA como prioridade em seus projetos culturais, destinem uma verba especifica para que seu evento siga até o seu público alvo, um festival projeta a sua cidade num cenário cultural muito grande , então procure valorizar mais os PROFISSIONAIS QUE ESTÃO TRABALHANDO PARA ISSO  .

Escrevo este manifesto porque sempre acreditei e acredito muito na nossa arte , e em ser um TRABALHADOR pela arte ! Assim como me sinto extremamente triste quando vejo um TRABALHADOR DA ARTE ter que abrir mão de seus dons e sonhos e se dedicar a outra atividade profissional , como muitos amigos músicos fazem . As opiniões são relativas quanto TRABALHAR COM ARTE , mas como disse antes não desisto de meus sonhos, e sou um entusiasta do que faço, e venho trilhando este caminho há muitos anos , algumas vezes desanimado com algumas noticias como por exemplo quando fiquei sabendo que a RBS iria fechar a Rádio Rural , minha grande inspiração de sempre , todo um legado construído pelo empenho do amigo Jairo Reis ficou na lembrança daqueles que assim como eu passaram madrugadas escutando os festivais pela referida emissora .

E por que será que o grupo fechou a Rádio ?  Certamente porque não estava dando o devido lucro necessário , ou então pela visão esguia de quem não vê na cultura gaúcha uma forma de trabalho com arte . Entremos agora na questão das empresas que preferem patrocinar todo a forma de expressão alienígena à nossa cultura , do que nossos eventos e produtos culturais , os senhores acham justo um artista nativista ter que virar uma “fábrica de música” para assim estar presente no máximo de festivais possíveis para ter pelo menos uma vida razoável , porque os organizadores desses eventos choram para pagar 4 a 5 mil reais aos artistas que geralmente tem um time bastante grande e na hora do racha sobra pouco . Enquanto os shows nacionais pedem 50 mil a 100 mil . Vamos mais além , pergunto a culpa é de quem por a nossa música nativa tocar  só as 6h manhã ( quando tocam ) ou as 18h porque este é horário da música gaúcha , enquanto toca sertanejo universitário o dia inteiro !
Que tipo de cultura gaúcha as nossas RádioS estão levando para a nossa gente ? Imagine um homem de campo num fim de tarde tomando um mate depois da desencilha escutando música internacional , ou então um arrocha , ou funk ! Volto a pergunta novamente a culpa é de quem ?

 NO MEU PONTO DE VISTA É TODA NOSSA , pois nós não ligamos para as Rádios e pedimos música nativista , e acaba que os proprietários das emissoras acham que é nestes horários que se pode tocar música nativa porque assim foi e assim será  , vamos mais além quando vamos aos rodeios que tipo de música ouvimos  ,todo o tipo menos o nossa, e nos eventos culturais ficamos brabos porque o ingresso custa 15 , 20 reais , mas não se importa de pagar 100 reais e ficar no meio da multidão levando “cotovelada” para ver o Luan Santana cantar com play back .

A culpa é nossa, pois quando vamos ao show dos “amigos” que são trabalhadores da arte , queremos entrar de graça “ na parceria” . A culpa é nossa porque não compramos mais os CDs dos nossos músicos que custam 15 ,20 reais pelo fato de estar “muito caro” , e também alguém já conseguiu e colocou pra baixar em algum site . Para onde está indo a imensa produção musical dos festivais nativistas , que em rarAs exceções toca nas rádios? Porque existe cada vez menos rádios e veículos de comunicação nos festivais ? Porque TUDO TEM CUSTO e certamente os TRABALHADORES PRECISAM RECEBER .

Poderia aqui citar mais exemplos da desvalorização da nossa arte musical principalmente , mas vou parar por aqui ,depois de ter feito toda essa reflexão  peço a compreensão de todos os amigos pois a partir de 2015 o Bahstidores ao invés de retroceder vai avançar mais e prosseguir TRABALHANDO em prol dos nossos festivais assim como sempre foi feito , mas agora de uma maneira profissional gerando receita financeira para que possa manter a qualidade desse TRABALHO .

A partir de agora OS FESTIVAIS QUE QUISEREM DIVULGAR AS INFORMAÇÕES terão que PAGAR PELA DIVULGAÇÃO DO SEU EVENTO , bem como postagem de regulamentos e afins . A agencia de publicidade online Bahstidores estará colocando a disposição seu trabalho de DIVULGAÇÃO E COBERTURA DE FESTIVAIS E EVENTOS CULTURAIS .

Os interessados deverão entrar em contato com o departamento comercial do site para mais esclarecimentos e fechamento de contrato de publicidade .
Porque nós temos que começar a VALORIZAR O QUE É NOSSO .

2 comentários:

  1. Apoiado em 100% nas tuas palavras! As vezes me sinto da mesma forma, mas vou levando na raça e na coragem, pois não sei até quando vou aguentar. Forças e um baita quebra!

    http://www.identidadecampeira.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ou valorizamos o que é nosso ou seremos extintos do nosso terreiro...

    www.tiagocambona.blogspot.com

    ResponderExcluir